Miúdos a votos 2025

O CREM convida os professores e os alunos a participar nesta iniciativa aberta a todos os anos de escolaridade (do ensino secundário), promovida pela Rede de Bibliotecas Escolares e a revista Visão Júnior.
Os alunos interessados nesta inscrição podem fazê-lo junto do professor bibliotecário Paulo Gomes, até dia 31 de outubro de 2024, com a indicação do título e autor do seu livro preferido que irá a votação. A escolha é individual e absolutamente livre. Pode ser apresentado qualquer tipo de livro: prosa, poesia, banda desenhada, teatro.
Os livros apresentados irão a votação (por alunos, pais, encarregados de educação, professores e outros), após a realização de uma campanha eleitoral com o apoio da biblioteca escolar e de professores envolvidos.
Durante a campanha eleitoral, os alunos defenderão publicamente o seu livro preferido. Poderão fazê-lo de diferentes maneiras, como por exemplo:
- comícios em locais públicos da escola ou da comunidade;
- sessões de esclarecimento com os colegas da turma, ou de outras turmas/escolas;
- debates entre os apoiantes de vários livros;
- criação de materiais de propaganda, como cartazes, autocolantes, pins ou folhetos; vídeos;
- envolvimento dos jornais escolares e locais;
- criação de tempos de antena de rádio, que serão transmitidos pela Rádio Miúdos e por outras estações de rádio;
- booktrailers e podcasts;
- peças de teatro, músicas, danças;
- divulgação nas redes sociais e outros meios digitais.
Os organizadores oficiais informam que este ano, serão premiadas as ações de campanha mais criativas realizadas fora da escola.
A cobertura da campanha eleitoral é feita pela revista A VISÃO Júnior, deslocando, sempre que possível, equipas de reportagem ao local, ou pedindo a colaboração de alunos para serem repórteres. Os alunos-repórteres terão de seguir os mesmos princípios éticos e deontológicos pelos quais se regem os jornalistas. A redação da VISÃO Júnior promoverá sessões de esclarecimento online sobre o que faz um jornalista.
As eleições decorrerão no dia 12 de março de 2025, em cada uma das escolas inscritas, preferencialmente em formato digital, enviado via e-mail institucional (@aerdl.eu) para todos os alunos. A comunidade educativa não matriculada também é convidada a participar (entre docentes e pais e encarregados de educação), com a apresentação dos seus resultados em contagem separada.
Os resultados eleitorais, a nível nacional, serão apurados e dados a conhecer numa cerimónia pública em data e local a anunciar. A festa final contará com a participação de escolas envolvidas na iniciativa ao longo do ano.
BOAS LEITURA e aguardamos pela vossa INSCRIÇÃO.